Empresas que querem oferecer soluções inteligentes para seus clientes também precisam serem inteligentes. A elas, é necessário contar com uma estrutura tecnológica que possa otimizar e agilizar processos, aumentar a produtividade e, consequentemente, gerar lucro. Uma dessas ferramentas que proporcionam esse desenvolvimento é o servidor de aplicação.
Neste post, apresentaremos a você o que é o servidor de aplicação e para quê ele serve. Também vamos trazer cinco exemplos de servidores e suas praticidades para que a sua empresa possa ter como referência na busca desse serviço. Está pronto para conhecer melhor sobre o tema? Venha conosco!
Conceito
O servidor de aplicação é um software voltado para desenvolvedores web. Também chamados de middleware, eles têm como objetivo conceder uma plataforma para que outras ferramentas sejam instaladas e executadas.
Vantagens
Um servidor de aplicação é capaz de fazer a integração de atividades empresariais, como a automação e a assimilação de processos digitais, a incorporação com sistemas e produtos distintos, supervisão empresarial e gestão de decisões.
Exemplos de servidores de aplicação
1. Apache Tomcat
O Apache Tomcat é o servidor de aplicação mais utilizado, de acordo com uma pesquisa da DZone. Ele foi criado com o objetivo de operar aplicações em JavaServer Pages e Servlets, sendo muito estável.
2. IBM WebSphere
O IBM WebSphere é utilizado em rede local ou drives públicos e privados para conceber e a operar aplicações padronizadas em JAVA2EE. Ele fornece infraestrutura adequada para otimizar aplicativos, por exemplo.
3. GlassFish Server
O GlassFish Server é um software de referência em implantação para Servlets. Baseado no Java e no JAVAEE, é uma ferramenta simples e ágil no desenvolvimento e na entrega de serviços. Ele oferta suporte de administração para configuração e gestão e desempenho satisfatório.
4. Apache Geronimo
O Apache Geronimo é um servidor de aplicação utilizado para a criação de servidores Java/OSGi. É uma ferramenta bastante útil no desdobramento de projetos dos desenvolvedores de sistemas.
5. IIS
O IIS (Internet Information Services) é um servidor de aplicação que possui a incrível capacidade de integrar diversas tecnologias, como ASP.NET, WCF e FTP. Ele garante uma plataforma segura e simples para o gerenciamento de serviços e hospedagem de sites.
É preciso buscar soluções inteligentes e da mais alta tecnologia para que seu negócio seja diferenciada no mercado. Os servidores de aplicação são capazes de auxiliá-lo nesta tarefa, otimizando e agilizando processos. Neste texto, você pode entender melhor sobre a função deles e já tem boas referências. Para saber mais, siga-nos em nossa fanpage no Facebook. Até a próxima!